O CÉU DA REGIÃO DE COIMBRA

TAMBÉM É UM POUCO NOSSO...

"O CÉU DA REGIÃO DE COIMBRA"

 

Também é um pouco nosso…

 

 

Foi com enorme satisfação que no passado dia 10 de abril, assistimos a um evento realizado no âmbito do destino Dark Sky Aldeias do Xisto, que marcou o lançamento oficial do Roteiro de locais de Observação, da exposição de astro fotografia “O Céu da Região de Coimbra” e das ações de formação aprovadas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, no que toca à formação de guias do céu para o serviço turístico e à capacitação do tecido económico local para trabalhar com este programa em rede.

 

Trata-se de um novo posicionamento turístico que extravasa a mera observação do céu para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico com a sustentabilidade social e ambiental, transformando, assim, uma aparente fraqueza do território num ativo distintivo de valorização económica e cultural.

 

A iniciativa, subordinada ao tema “O céu da região de Coimbra”, começou no sábado, às 10:15, no auditório municipal, com a abertura da exposição de astrofotografia, com trabalhos de Miguel Marques, e o lançamento do roteiro de 24 locais de observação nos municípios de Penela, Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Pampilhosa da Serra, Arganil e Oliveira do Hospital.

 

No mesmo contexto, foi também confirmado um acordo de cooperação da autarquia com o Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações (IT) e a Associação TICE.PT para o Desenvolvimento Local de Capacidades de Observação no Domínio do Conhecimento Situacional do Espaço.

 

“Este protocolo tem por objetivo regular os termos e condições da cooperação entre as quatro entidades envolvidas, no âmbito do desenvolvimento conjunto de capacidades e competências de interesse para o setor do espaço, com relevo para capacidades de observação astronómica, processamento e sensores, integrados no Programa Nacional de Conhecimento Situacional do Espaço, que inclui atividades no âmbito do rastreio e seguimento dos objetos próximos da Terra e da meteorologia espacial”, segundo uma nota do município.

 

 

 

"A apresentação de um roteiro para observação do céu e a inauguração de uma exposição de fotografias assinalaram no passado dia 10, na Pampilhosa da Serra, o lançamento de uma iniciativa com fins turísticos e científicos nesta área".

 

 

 

O destaque foi para uma antena que visa cartografar a Via Láctea. Trata-se de um aparelho telescópico português, com 9 metros de diâmetro e uma área colectora maior que um apartamento T2 (80m2). A operar no concelho de Pampilhosa da Serra, numa parceria da Câmara Municipal e do Instituto de Telecomunicações, com participação internacional de Instituições de Investigação ligadas à NASA e AESA, entre estas a Universidade da Califórnia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, a Universidade de Milão e o Instituto de Astrofísica de Itália, contando também com Investigadores da Missão Espacial PLANCK.

 

E é aqui que afirmamos que este céu é também um pouco nosso. Desde 2018, que a Harker Solutions navegou nesta iniciativa e desenvolveu o acionamento e toda a automação que deu o ser a este inovador projeto. Equipada com as nossas soluções de engenharia da Leroy Somer e Control Techniques, ambas do grupo Nidec e também com redutores epicicloidais da Comer Industries, foi possível ver a ciência em ação.

 

O destino Dark Sky Aldeias do Xisto promove e valoriza turisticamente os recursos, envolve o setor privado e cria sinergias supramunicipais a partir deste produto inovador que gerará a captação de novos turistas. É com muita satisfação que a Harker Solutions também contribui para a criação desta oferta diferenciadora que se suporta num recurso único e com presença única no território nacional.

 

 

 

Visite o site da camara Municipal de Pampilhosa da Serra para mais informações aqui…

e aqui...

Galeria de Imagens